A Satc e a Fundação de Ciência e Tecnologia (Cientec), de Porto Alegre, firmaram hoje, 13, Termo de Cooperação para o desenvolvimento de pesquisas, projetos e cursos em áreas que sejam de interesse das duas instituições. O convênio foi assinado hoje, em Porto Alegre, pelo diretor administrativo/financeiro da Satc, Fernando Luiz Zancan.
A proposta de parceria com a Cientec visa ampliar as áreas de estudo para a indústria carbonífera, que hoje conta com o Centro Tecnológico de Carvão Limpo (CTCL) onde já são realizadas pesquisas. “A parceria com a Cientec possibilitará a investigação científica, estimulando o desenvolvimento tecnológico e a inovação”, ressaltou Zancan.
O Cientec é uma entidade de pesquisa tecnológica que nas décadas de 1970 e 1980 participou do desenvolvimento de tecnologias ligadas ao carvão mineral. Uma destas tecnologias foi a combustão em leito fluidizado que deu origem aos equipamentos estão sendo utilizados na indústria cerâmica de nossa região. Esta parceria irá alavancar a formação de recursos humanos e no desenvolvimento de tecnologias ligadas ao carvão, incluindo geologia, mineração e utilização de carvão, que são a base das pesquisas tecnológicas do CTCL. A primeira ação do Convênio vai ser a assessoria do Centro para a Implantação do Núcleo de Inovação Tecnológica no Parque Tecnológico da Satc.
O Termo terá vigência de três anos, podendo ser ampliado conforme o interesse das duas instituições. O documento prevê o intercâmbio entre os técnicos, com troca de experiências e informações técnico-científicas, realização de estudos em comum, além de seminários, simpósios e eventos de interesse coletivo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário